Endereço: Av. Pedro Basso, 472 - Centro. Ed. Ceaser Tower - Sala 301. Foz do Iguaçu - PR, 85863-756

Contatos: (45) 3577-3855 I (45) 991026162

© 2018 por Eridan R.M. Berté. 

Exame Genético

Por que saber meu perfil?

Conhecer o perfil genético proporciona a possibilidade de uma abordagem personalizada para reduzir e manter o peso ideal, aprimorar o exercício físico, além de reduzir o risco de algumas doenças multifatoriais influenciadas pela predisposição genética, é um exame preditivo, não de diagnóstico.

Esses benefícios podem ser atingidos pois, com informações sobre o perfil genético, é possível otimizar o equilíbrio nutricional da dieta,  e realizar mudanças positivas no cotidiano, promovendo assim, maior qualidade de vida.

 

Com o perfil genético é possível adequar a dieta em relação aos micronutrientes a macronutrientes com:

  • Indicação de dietas específicas como  Planted Based, Baixa Gordura, Mediterrânea, Balanceada, Baixo Teor de Carboidratos.

  • Indicação de alterações no metabolismo de micronutrientes, indicando a melhor forma de ingestão e de suplementação (Cálcio, Ferro, Folato, Vitaminas A, B6, B12, C, D e E).

Compreender o balanço energético o comportamento alimentar:

  • Determinar o balanço energético, atividade física.

  • Avaliação dos hábitos alimentares, percepção do sabor da gordura, preferência por açúcar, digestão do amido, saciedade e comer entre as refeições

Avaliar a resposta ao exercício físico e estabelecer o melhor treinamento:

  • Estabelecer padrões de comportamento físico, força muscular, dor, propensão a lesões e estabelecer se o melhor é seguir treinos de resistência ou treinos de força; 
  •  emagrecimento, pressão sanguínea, HDL colesterol bom e perda de gordura corporal.
  • Necessidades nutricionais.

 

Contribuir para saúde cardio metabólica:

  • Verificar alterações no metabolismo da Cafeína, Grãos integrais, Sódio, gordura ômega 3, e gordura saturada.
O que é necessário para realizar o exame?

Agende uma consulta para avaliação de qual perfil genético é o mais indicado para você atingir seus objetivos. O exame é simples, uma coleta de saliva é realiza e armazenada em tubo específico que é enviado para o laboratório para o mapeamento dos seus genes. Importante observar as recomendações de não ingerir alimentos e líquidos nos 30 minutos que antecedem a coleta e remover a maquiagem labial.

O exame não está incluído na consulta de nutrição.

A Clínica VIVAT  possuí credenciamento com Laboratórios de Genética,  e realiza a coleta das amostras e encaminha para o Laboratório conforme prescrição do seu médico e nutricionista.

DNA

Genômica Nutricional

É um termo amplo, que abrange a Nutrigenética, a Nutrigenômica e a Epigenômica Nutricional, as quais se referem a maneira como os nutrientes e os genes interagem e como estes se expressam para revelar os resultados fenotípicos, incluindo o risco de doenças. Estudam o impacto de nutrientes na expressão gênica, que permite conhecer melhor o mecanismo de ação das substâncias biologicamente ativas, contidas nos alimentos, e seus efeitos benéficos.