top of page

Síndrome do Intestino Irritável

Como a Nutrição pode lhe ajudar?


Durante a ultima década vários estudos tem corroborado para a recomendação de uma dieta dieta low FODMAPs para o tratamento da SII. Nesta dieta é recomendado a exclusão de alimentos ricos em alguns tipos de tipos de  carboidratos de cadeia curta que são mais propensos  a gerar fermentação pela microbiota intestinal do que outros carboidratos. Como resultado, há produção de gás metano e hidrogênio que distende o abdômen e pode reduzir ou aumentar  a motilidade intestinal causando diarreia ou mais frequentemente, constipação intestinal.


Alimentos e FODMAP's:


Oligossacarídeos: Os carboidratos neste grupo incluem incluem trigo, centeio, muitas frutas, legumes e leguminosas.

Dissacarídeos: A lactose é o principal FODMAP neste grupo. As principais fontes alimentares incluem leite, iogurte e queijo.

Monossacarídeos: A frutose é o principal FODMAP neste grupo. As principais fontes alimentares incluem frutas e mel.

Polióis: Os carboidratos neste grupo incluem sorbitol, manitol e xilitol. As principais fontes alimentares incluem frutas e legumes, bem como alguns adoçantes como os que contêm goma de mascar sem açúcar.

O protocolo consiste em excluir por no mínimo 2 semanas a 8 semanas, os alimentos ricos em FOODMAPs e reintrodução controlada, registrando os alimentos bem aceitos, e ajustando a frequência de consumo, personalizando assim a dieta.


Não se recomenda a exclusão a longo prazo de todos os alimentos que contenham esses carboidratos, pois a dieta extremamente restrita, leva a alteração do microbioma intestinal pela alteração do perfil de bactérias e redução do consumo de fibras (redução da abundância de Bifidobacterium spp. e aumento de Firmicutes). Também pode culminar com a deficiência de cálcio e ferro.


Referências: Journal of human nutrition and dietetics, v. 31, n. 2, p. 239-255, 2018.

Gut 2017, 66, 1517–1527.

Nutrients. 2017 Sep; 9(9): 940.

Adptado de Copyright © *|INSTITUTO ANA PAULA PUJOL 2019|* , All rights reserved.




12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page