top of page

Déficit Calórico? Balanço Energético? O que você precisa saber...

Muita gente ainda tem dúvidas sobre a importância do cálculo de calorias!

Quando falamos no cálculo de calorias, o balanço energético nos ajuda a entender o processo de emagrecimento, manutenção de peso e ganho de peso!


O balanço energético NEGATIVO que dizer que gastamos mais calorias do que ingerimos, gerando então um déficit calórico!


O déficit calórico é a base de todo o emagrecimento, onde seu corpo vai consumir as reservas de energia como os estoques de gordura. E não adianta, não existe um método específico ou um tipo de dieta que vai fazer milagre, é um processo gradual.


Com essa base já entendemos que não adianta dieta restritiva com um déficit calórico muito grande… no início até ilude com a perda rápida de peso, porém rapidamente seu corpo vai se adaptar e começar a estocar o máximo de energia!


Outra estratégia é o balanço energético neutro, onde você ingere as mesmas calorias que gasta. Essa estratégia é usada em situações de manutenção do metabolismo.


Agora com o balanço energético positivo, podemos “construir” tecidos, seja massa magra ou gordura. O que vai dizer qual tecido será construído é o nível de atividade física, tipos de alimentos, manutenção da dieta e diversos outros fatores.


O balanço energético é um norte fundamental para sua estratégia nutricional que envolve diversos fatores, não é só caloria por caloria. Atividade física, estilo de vida, preferências, rotina tudo isso envolve um cálculo personalizado para seu objetivo!


Como anda sua dieta? Você tem dificuldades em alcançar seus objetivos? Eu posso te ajudar!


Não esqueça de compartilhar esse post com alguém importante e salvar para ver depois!


474 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page